20 de dezembro de 2012

Inaugurada estátua de Jorge, Zélia e Fadul em Salvador

0 comentários


Jorge, Zélia e Fadul, eternizados no banco de praça em Salvador / Foto Manu Dias
O bairro mais boêmio de Salvador, o Rio Vermelho, ficou ainda mais charmoso. É que foi inaugurada na quarta-feira (19), na Praça de Santana, a escultura de bronze do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai sentados em um banco de jardim em companhia do cachorro de estimação, Fadul.
A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, secretários estaduais, dos filhos do casal, João Jorge e Paloma Amado, do artista plástico Tati Moreno, autor da obra, além de netos, parentes e amigos dos dois escritores.
Agora, quem for ao Rio Vermelho, vai poder tirar foto ao lado do casal mais amado da Bahia. “Jorge Amado é importante para a Bahia não só por ter divulgado o estado ao mundo, mas pelo amor que tinha por Zélia. Eles deram um exemplo de parceria e de amor. Admiro muito esse casal”, afirmou a professora Ana Maria Muniz Bonfim, 58 anos.
O artista plástico Tati Moreno explicou que foi preciso 11 meses para concluir a obra. Para ele, fazer a escultura de Jorge e Zélia foi mais do que especial, já que era amigo do casal.
De frente para o mar, a obra de Tati Moreno, recebeu apoio financeiro de R$ 300 mil do Governo da Bahia, por meio da Bahiatursa e Bahiagás, e se torna mais um cartão portal da capital baiana. Além das estátuas em tamanho real, uma placa será instalada no local com uma frase de Jorge Amado: “Na Bahia, toda criação provém do povo, de sua graça e de sua força”.

0 comentários:

Postar um comentário